Pesquisar este blog

VEREADOR EMANOEL

Movimentação de cargas em Suape cai 5%

06:56 |

 

Depois de uma sequência histórica de altas seguidas, o Complexo Industrial e Portuário de Suape, em Pernambuco, chega ao fim do exercício 2012 com uma queda de 5% em sua movimentação de cargas em comparação com 2011, quando foram operadas 11,3 milhões de toneladas de cargas gerais e mais de 400 mil TEUs; redução é atribuída à crise econômica mundial


Paulo Emílio_PE247 - Depois de uma sequência histórica de altas seguidas, o Complexo Industrial e Portuário de Suape, em Pernambuco, chega ao fim do exercício 2012 com uma queda de 5% em sua movimentação de cargas em comparação com 2011, quando foram operadas 11,3 milhões de toneladas de cargas gerais e mais de 400 mil TEUs (unidade padrão para contêiner de 20 pés).  O resultado é tido como reflexo da crise econômica mundial.
De acordo com o secretário de  Desenvolvimento Econômico e presidente do Complexo, Márcio Stefanni Monteiro, além da crise econômica mundial que levou a uma retração comercial, o terminal portuário também perdeu uma linha de navegação de longo curso que tinha a Ásia como destino no decorrer de 2102. Segundo ele, a expectativa é que esta linha de navegação seja recuperada ainda no próximo ano.
O impacto na redução da movimentação de cargas também tem reflexos na receita portuária, o que ameaça algumas obras de melhoria e ampliação do terminal. O atraso na liberação de recursos da ordem de R$ 920 milhões por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também ocasionou problemas.
Estes fatores levaram o Governo do Estado a colocar recursos próprios em uma série de obras inicialmente previstas para receberem dinheiro da União, como a dragagem do canal de acesso ao Promar, segundo estaleiro que está sendo erguido no local. A situação somente começou a ser regularizada em novembro, quando o BNDES liberou a primeira parcela de R$ 120 milhões do financiamento solicitado à instituição. 



0 comentários:

Postar um comentário