
Em Serra Talhada, com discurso “da terra”, vitória de Luciano Duque (PT). Apesar de ter um palanque recheado de lideranças políticas capitaneadas por Inocêncio Oliveira e a palavra do governador Eduardo Campos, o nome do PR, Sebastião Oliveira, não passou à população a confiança de que estaria disposto a cumprir um mandato de quatro anos na cidade, diante de seu currículo e da sua projeção estadual . Duque será empossado na Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST) às 17h no plenário da casa.
Em Afogados da Ingazeira, o socialista José Patriota conquistou a maior vitória numérica em eleições disputadas no município sobre Giza Simões (PSDB), com 1.138 votos de frente. A candidata tucana largou na frente mas cedeu espaço para o adversário no curso da campanha. Individualmente, Giza mostrou que tem muita força eleitoral, mas a falta de uma chapa proporcional mais competitiva (oito dos treze vereadores eleitos são da Frente Popular) e um grupo empenhado, mas que cometeu alguns erros políticos, não resistiu à campanha “estilo planejamento” da Frente Popular. Patriota assume hoje às oito da noite, na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira.
Em Tabira, todos os prognósticos apontavam que Dinca Brandino seria reeleito. Mas a “Cidade das Tradições” se fez valer de mais uma delas : a tradição de não reeleger e fez o prefeito poeta Sebastião Dias. Silenciosamente (muitos atestavam que muitas casas não estavam adesivadas) a população disse não ao estilo Dinca, que até tentou ser mais “paz e amor” na campanha, mas já se havia revelado em episódios anteriores, apesar da marca de tocador de obras. Sebastião Dias toma posse na Câmara municipal às 18h30, no Plenário Luiz Gonzaga Dantas Campos.
Em São José do Egito, Romério Guimarães (PT) bateu, com Zé Marcos e Gilberto Rodrigues (este último de alma mais lavada que os demais) no seu palanque, o prefeito Evandro Valadares e o seu candidato, Eclérinston Ramos. Romério usou o branco da paz, teve discurso mais equilibrado, evitou o confronto de ataques e conseguiu emplacar o “São José do Egito não tem dono”. Toma posse hoje às 16h no Centro de Inclusão Digital.
Em Tuparetama, Dêva Pessoa foi construindo aos poucos uma campanha sólida, com uma força impressionante de sua militância vermelha. Como em São José, conseguiu levar à população o discurso de que a vitória de Valmir Tunú representava na verdade uma continuidade do governo de Sávio Torres, com Tunú sem peso para dar sua cara à gestão. Ele toma posse às 19h na Câmara de Vereadores. A festa será dia 02.

Na cota das cidades onde o gestor fez seu sucessor com tranquilidade estão Itapetim e Carnaíba. Na primeira, Adelmo Moura conseguiu fazer seu sucessor Arquimedes Machado com mais de 60% dos votos sobre Olavo Batista. Ficou devendo a promessa de mais de 5.000 votos de frente.

Em Carnaíba, eleição tranquila de Zé Mário Cassiano sobre Ione Francisco. Vitória política do prefeito Anchieta Patriota sobre José Francisco Filho, o Didí com 74,83% contra 24,52% da esposa do ex prefeito. Zé Mário assume às quatro da tarde, na quadra esportiva da Escola João Gomes dos Reis.

Em Flores, o candidato Luiz de Zé Duro e a da terceira via, Lalá, não conseguiram bater o sentimento da oposição e a força estrutural e de grupo de Soraia Murioca. Foram quase dois mil votos de frente, uma vitória incontestável. O resultado mostra que hoje em Flores só Marcone Santana tem peso para equilibrar com a candidata, que vai gerir os rumos da cidade a partir de 1º de janeiro.
Em Iguaraci, todos já cantavam a vitória de Dessoles sobre Antonio Torres. Dessoles mostrou que detém ainda um importante capital eleitoral no município. Quatro anos depois, bateu o socialista com quase mil votos de frente. O Prefeito eleito do PSC assume às sete da noite na Quadra Poliesportiva da Escola Rosete Bezerra.

Prefeitos bem avaliados conseguiram reeleições tranquilas: foi assim em Quixaba, com Zé Pretinho batendo com folga Júnior de Pezão. Em Ingazeira, outra vitória folgada.Luciano Torres conseguiu dar a Zé Veras a maior derrota eleitoral de sua história, com frente de mais de 1.500 votos, um assombro em se tratando de Ingazeira. Torres assume às 19h no Centro de Atividades Econômicas – CAE. Antes,haverá Missa solene na Matriz de São José.

Cida venceu sem problemas Genivaldo Soares em Solidão, Luciano Bonfim, teve folgada vitória sobre Lula Baião, Delson Lustosa teve vitória muito tranquila sobre Dan em Santa Terezinha e Vanderlei não encontrou dificuldades para bater Chico Dudú em Brejinho.
Por Nill Júnior
0 comentários:
Postar um comentário