Pesquisar este blog

VEREADOR EMANOEL

Estudantes terão desconto de 50% em passagens de ônibus interestaduais

10:13 |

Benefício faz parte do estatuto da juventude. Estatuto da juventude foi aprovado após quase dez anos de análise no Congresso.


A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (9) a criação de um desconto de 50% nas passagens de ônibus interestaduais para estudantes. O benefício faz parte do estatuto da juventude.
O estatuto da juventude foi aprovado após quase dez anos de análise no Congresso. Ele garante a meia-entrada em eventos culturais e esportivos para estudantes de 15 a 29 anos. E para jovens com renda familiar de até dois salários mínimos, mesmo que estejam fora da escola. Até 40% dos ingressos de cada evento têm que ser destinados à meia-entrada.
Entidades que representam o setor cultural aprovaram a definição deste percentual.
“O produtor, o artista, o empresário, vai conseguir fazer uma conta, a gente vai ter um parâmetro e os preços tendem a reduzir, não só no teatro, como no cinema, shows”, afirma a diretora da associação de produtores de teatro do Rio Bianca de Felippes.
O estatuto também prevê que os estudantes paguem só meia passagem em ônibus interestaduais. Já os jovens de baixa renda teriam quatro assentos preferenciais.
Dois com passagem de graça. E outros dois com, no mínimo, 50% de desconto.
A relatora do projeto diz que as empresas não vão ter prejuízo, porque o dinheiro que vai bancar o desconto sairá do orçamento federal.
“É importante dizer que há previsão de orçamento do governo para esse meio passe, portanto não haverá o que nós chamamos de subsídio cruzado, ou seja, não haverá um custo a mais para o outro passageiro do ônibus”, explica a deputada Manuela D’ávila.
Enquanto o estatuto da juventude era aprovado na Câmara, o Senado rejeitava as mudanças para a escolha dos suplentes, que assumem mandato de senador sem passar por eleição. A rejeição dessa proposta foi considerado o primeiro fracasso da chamada agenda positiva, que começou a ser votada depois das manifestações nas ruas.
A proposta reduzia de dois para um o número de suplentes de senador. Proibia a escolha de parentes, como pai e filho, para o cargo. E que o suplente assumisse a vaga de senador definitivamente. Nesse caso a proposta previa a escolha de um novo senador, na eleição seguinte.
Atualmente, dos 81 senadores, 16 são suplentes. Eles herdam poder político e têm direito a receber pelo menos R$ 70 mil por mês entre salário e benefícios.
fonte: http://g1.globo.com


0 comentários:

Postar um comentário